QUEM SOMOS

Antes de falar do Sindamares, é imprescindível apresentar aquele que lhe deu a vida: o agente marítimo.

Imaginem um navio com 30 ou mais tripulantes, centenas de demandas a bordo, formalidades junto a autoridades e terminais de atracação e que requeiram, todos juntos, diversas ações.

Diante de tantas demandas, esse navio e seus Armadores pouquíssimo sabem sobre as inúmeras formalidades e obrigações que o navio deve cumprir. E mais: que muitas delas mudam de um porto para outro que o mesmo escala. Há também de se ressaltar que nenhum navio entra ou sai de um porto sem a atuação de um agente marítimo. Pois bem, neste complexo emaranhado de regras, obrigações e demandas que, se não cumpridas, podem gerar prejuízos para o navio e consequentemente para o seu Armador, entra em cena o Agente Marítimo.

Desde a abertura dos portos, no ano de 1808, o aumento da complexa diversidade de demandas em todos os segmentos da economia e, posteriormente, a chegada da globalização, notou-se claramente que o agente marítimo precisava ter uma representatividade atuante. E isso em várias esferas, fossem elas institucionais, mercadológicas, organizacionais, jurídicas, informativas e outras, de forma a dar apoio ao profissional. Nascia, então, em 28 de setembro de 1989, o Sindamares – Sindicato das Agencias de Navegação Marítima do Estado do Espirito Santo, um sindicato patronal, precedido de uma associação.

O Sindamares atua perante as instituições e terminais, oferecendo suporte contínuo e levando aos seus associados (agências marítimas) uma extensa gama de atualizações das informações técnicas e informativos cotidianos diários. A entidade também intermedia negociações junto a várias instituições e empresas ligadas ao comércio marítimo, principalmente no que tange à acessibilidade das embarcações nos portos, tornando-se uma ferramenta vital e necessária do transporte marítimo nacional e internacional pelo Estado do Espírito Santo. Destaque, ainda, para sua contínua e transparente atuação perante todos os segmentos ligados ao agenciamento marítimo, buscando também auxiliar na busca da excelência na prestação do serviço de seus associados e respectivos colaboradores.