Conclusão das manobras-testes no Porto de Vitória
Com objetivo de promover maior eficiência logística ao país e ampliar a movimentação de cargas pelo modal aquaviário, a Vports, entidade administradora do Porto de Vitória, concluiu as manobras-testes no canal de Vitória para incrementar os calados máximos para manobra de navios 10,67m para 12,50m.
As manobras-testes para admissão plena de navios com calados de até 12,5m foram concluídas com a operação do navio MV Federal Indus de bandeira Panamenha, proveniente da Espanha. A embarcação, que chegou no dia 30 de abril, realizou descarga de aprox. 55.000 Mtons de calcário, com os calados de 12.24m (à vante / FWD) por 12.50m (à ré / AFT). As operações foram concluídas, com êxito, no dia 05 de maio, data em que o navio zarpou do Porto de Vitória.
A operação foi coordenada por uma das agências marítimas filiadas ao Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Espírito Santo (Sindamares), a Orion Rodos. A agência foi encarregada de todo o processo de programação do navio junto às autoridades competentes e aos players envolvidos (armadores, afretadores, importadores, despachantes), além da assistência à tripulação do navio, que também compreende o escopo do trabalho de uma agência marítima.
Na prática, o aumento do calado máximo para a manobra de navios no Porto de Vitória se traduzirá em aumento da capacidade de carga aos navios que aportam os terminais portuários que abrangem o Porto de Vitória, potencializando a capacidade operacional do porto e, consequentemente, sua competitividade perante o mercado nacional e internacional.
As novas restrições ainda precisam passar pelo processo de homologação junto a Capitania dos Portos do Estado do Espírito Santo.
Homologação:
É o processo de aprovação oficial do canal de acesso pelas autoridades competentes, garantindo que ele esteja em conformidade com as normas de segurança e regulamentação, que em breve será informado pela Capitania dos Portos do Espírito Santo.
No ponto de vista da diretoria do Sindamares, a comunidade marítima e do comércio exterior ansiava por essa conquista, que levará a médio e longo prazos a visibilidade e competitividade.