Com 90% das estruturas prontas, a Prio, maior petroleira privada do país, se prepara para começar sua operação no campo de Wahoo, no Sul do Espírito Santo. A previsão é retirar o primeiro óleo ainda em 2024, mas a empresa ainda aguarda a licença ambiental de produção, que passa por entrave em função da greve dos funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Desenvolvido inteiramente pela companhia, o campo de Wahoo receberá uma metodologia pioneira chamada tieback, que é a interligação de operações de campos próximos por dutos submarinos. O óleo retirado em Wahoo será levado por duto até o navio-plataforma FPSO Valente/Frade, localizado a uma distância de 35 quilômetros.
Em conversa com A Gazeta, o diretor de Operações da Prio, Francilmar Fernandes, afirmou que a previsão é aumentar a produção da companhia em 40% assim que as atividades forem iniciadas no Espírito Santo.
Fonte: A Gazeta
Link: https://www.agazeta.com.br/es/economia/petroleira-traz-ao-es-tecnologia-inedita-no-pais-para-iniciar-producao-0424?utm_medium=redacao&utm_source=instagram